Famosos

BB Famosos. Mário Jardel com vida em perigo | Última Hora

Especialistas veem Jardel com vida em risco

A presença de Mário Jardel neste Big Brother Famosos tem alertado muito para a importância da saúde mental. O antigo goleador de FC Porto e Sporting tem mostrado fragilidade, ao longo deste seu percurso. Em declarações à revista TV Guia, dois psicólogos famosos, Quintino Aires e Joana Amaral Dias, revelam o que dizem os comportamentos de Mário Jardel.

Aos 48 anos, o antigo futebolista tem-se mostrado muito frágil e vulnerável. Muito distante da imagem do ‘matador’ que os portugueses recordavam, do seu tempo de jogador. “A TVI salvou-me!”, disse Jardel, recentemente, deixando entender que continua preso a vícios antigos e que esta participação o pode ter ajudado de alguma maneira.

No entanto, o concorrente denuncia outros sinais, que os especialistas entendem. Quintino Aires, antigo comentador do Big Brother, não quis falar diretamente sobre Jardel, mas descreveu que “o consumo continuado de cocaína vai provocando destruição celular aleatória e não reversível do cérebro, gerando alterações cognitivas, mudanças na interação com os outros, na avaliação do que se está a passar, na forma como organizam a fala ao comunicar, e não só das posições do corpo mas das atitudes”.

Isto poderia explicar as variações de humor de Jardel, mas também as diferenças a nível físico. “As zonas afetadas em que se acumulam as lesões provocadas pelo consumo da cocaína podem, e isso não é de estranhar, condicionar uma marcha limpa, um caminhar limpo. Se se trata de um atleta, obrigatoriamente teria de ter uma marcha limpa, o que poderá não ser observado”, disse o comentador, antes de alertar para o que ele considera ser o maior perigo:

“O que vou dizer é muito polémico, mas há, entre os toxicodependentes, uma ilusão de que a crença religiosa, sobretudo nos cultos evangélicos, os vai salvar. Toda a gente sabe que não é assim que a vida funciona. Tapa, mas não cura!”.

Já Joana Amaral Dias falou diretamente sobre as fragilidades evidentes de Mário Jardel e que esta participação no Big Brother Famosos pode não trazer nada de bom para o ex-jogador:

“Estar fechado numa casa com estranhos é uma situação complexa, tensa e difícil de gerir para qualquer pessoa, mais ainda para uma pessoa com problemas a montante, e daí o ‘BB’ ser um produto televisivo que vende e tem audiências. É uma situação artificiosa, uma espécie de prisão domiciliária que infelizmente nos dois últimos anos todos experimentámos, com todas as consequências de saúde mental que isso trouxe.

É uma situação de alta tensão, de stress psicológico e social, que altera esse equilíbrio emocional e, em pessoas com fragilidades prévias, pode ser dramático, é uma situação que acarreta riscos do ponto de vista do equilíbrio mental. Pode ter uma crise psicótica, fazer um acting out, ser agressiva”.

Botão Voltar ao Topo