Mundo

Irmãos Marta e Tomás Leal lutam contra o mesmo cancro. Pais não perdem a esperança

‘Irmãos guerreiros’ regressam a casa após tratamento em Espanha

Marta e Tomás Leal continuam a sua luta contra um tumor ósseo maligno. Depois de terem estado numa clínica em Pamplona, na Espanha, os dois meninos estão de regresso a Portugal, ao concelho de Salvaterra de Magos.

No Facebook, os pais das duas crianças, têm uma página de apoio. ‘Vamos ajudar o Tomás Leal’ é o nome da página que apoia os dois irmãos, que pela sua luta, ficaram conhecidos como os “irmãos guerreiros”. Muitas mensagens de apoio e força para a família de Salvaterra de Magos e também um apelo para ajuda monetária, que tem permitido estes tratamentos.

Agora, foi também nesta página do Facebook, que os pais alertaram sobre o regresso a casa, depois de mais uma série de tratamentos, em Espanha.

O pesadelo da família Leal começou em 2016, quando a pequena Marta, de apenas seis anos, foi diagnosticada com um tumor grave numa perna. A menina chegou a ter a perna em risco, para a remoção do tumor. Inicialmente, Marta foi tratada no IPO de Lisboa, mas os pais procuraram uma alternativa, que evitasse a amputação.

Na busca por clínicas no estrangeiro, os pais de Marta descobriram esta clínica em Pamplona, através de outros pais. O tratamento teria custado 90 mil euros, mas 98% do tumor desapareceu. A menina continuará, no entanto, a precisar de novos tratamentos e possivelmente novas cirurgias, para corrigir os problemas de crescimento do osso.

Quando as coisas começavam a melhorar com Marta, os pais voltaram a passar por tudo, quando em 2019, o pequeno Tomás, com cinco anos, foi diagnosticado com um osteossarcoma, na tíbia. O menino também foi tratado na mesma clínica e, em setembro de 2020, foi diagnosticado também com um tumor cancerígeno nos pulmões.

Com tudo isso, a família continua a apelar por ajuda financeira, para continuar a custear os caros tratamentos nesta clínica, que vão agarrando Marta e Tomás à vida.

https://www.facebook.com/groups/1109618615909003

Botão Voltar ao Topo