Conheça as 4 extremas medidas de segurança que protegem Putin
Vladimir Putin tem segurança impenetrável
Qualquer figura de estado importante se faz circular com os seus guarda-costas e as medidas de segurança mais apertadas. No entanto, nada que se compare às medidas extremas adotadas por Vladimir Putin. O presidente russo teme verdadeiramente pela sua vida e toma todos os cuidados e mais alguns para evitar qualquer atentado contra a sua vida.
Já se percebeu que o presidente russo tem todos os cuidados com a sua saúde e só viaja acompanhado pelos seus médicos pessoais. Putin quase ficou em isolamento completo durante a pandemia e não fica muito próximo dos seus interlocutores nas reuniões, supostamente por temer ser infetado com algum vírus.
No entanto, é com a sua segurança pessoal que os cuidados são ainda mais apertados, de acordo com a BBC. Vladimir Putin é protegido pelo Serviço de Segurança Presidencial, uma espécie da antiga KGB. Mas não se fica por aqui. O presidente também é protegido pela Rosgvardia ou Guarda Nacional Russa, que é um exército pessoal, com 400 mil soldados, e que ele mesmo criou em 2016.
A segurança de Putin está dividida em quatro círculos de proteção:
1. Centenas de guarda-costas presentes 24 horas por dia, sete dias por semana;
2. Agentes à paisana, que ficam espalhados pelo público e que se confundem com outros cidadãos;
3. Criam sempre um perímetro de segurança em redor de Vladimir Putin, que ninguém suspeito possa sequer penetrar;
4. Vários snipers estão sempre estrategicamente colocados por onde Putin vai passar;
Uma das dificuldades na proteção de Putin são as deslocações mais longas. Ainda para mais, Vladimir Putin não gosta de voar de avião. Por isso, quando ele viaja são sempre vários carros, camiões e motas a guardar-lhe o caminho. Mas, a segurança vai mais além e, de acordo com a BBC, eles cortam o trânsito a outros carros e bloqueiam o espaço aéreo.
Um dos maiores medos de Putin é um possível envenenamento. Este não é um método em que Putin seja inocente e sabendo do que aplicam a outros, o russo tem mesmo um provador pessoal. Antes de comer o que quer que seja, há uma pessoa que prova primeiro. Quando viaja, Putin leva a sua própria comida e bebida, preparada sob a verificação dos seus homens de confiança.
Também nas comunicações, Vladimir Putin toma todas as medidas mais extremas. Os smartphones, por exemplo, são proibidos no Kremlin. Existe uma linha interna oficial no Kremlin para comunicações. O presidente russo também proíbe o uso da Internet, porque diz que foi “inventada pela CIA”. Putin prefere o tradicional papel para as suas informações e reuniões.