Televisão

Santuário de Fátima já aceita donativos por multibanco

A falta de trocos deixou de ser uma desculpa para não dar esmola no Santuário de Fátima. Agora, os peregrinos já têm à sua disposição algumas boxes, onde podem fazer as ofertas com cartão de débito ou crédito e contactless. O sistema está a ser testado desde janeiro e vai continuar pelo menos até junho.

Uma inovação que está, obviamente, a dividir opiniões. Para muitas pessoas, é o mundo a evoluir e pode até ser vantajoso para os peregrinos, que às vezes não têm realmente dinheiro vivo para fazerem as suas ofertas. No entanto, há quem chame a isto mais um passo gigante no “negócio chamado religião”.

As novas boxes estão ao lado das velhas e mais conhecidas caixas de esmolas, como já se pode ver em algumas partilhas na internet. Portanto, o desafio é simples. No terminal disponível já tem um valor, que a pessoa pode aumentar ou diminuir, mediante a sua disposição, fazendo a alteração nos botões mais ou menos. Depois, é só encostar o cartão (débito ou crédito) e está feita a doação rápida e fácil.

Em declarações à revista Sábado, o Santuário de Fátima diz que se trata de um sistema “implementado de forma experimental”, mas que não é inovador, uma vez “que se faz em muitos lugares da Igreja em todo o mundo”.

O teste vai durar este primeiro semestre de 2022 e depois “o Santuário avaliará se esta é uma solução técnica que serve o interesse dos peregrinos de Fátima”.

Nas redes sociais, há comentários e brincadeiras sobre esta novidade. “Em breve o santuário de Fátima também aceita bitcoin, ethereum e muitas mais!! Vamos meter as velhinhas a investir a reforma.

“O santuário de Fátima colocou caixas de esmolas com multibanco para ‘servir melhor os fiéis’. Depois querem que ache o fenómeno religião algo bom”, “Já se pode dar esmola com o cartão de débito (ou crédito) no santuário de Fátima avança a Nit. Bem, já dizia o meu avô: a religião é um negócio, errado não estava”, comentam algumas pessoas nas redes sociais

Botão Voltar ao Topo