Graça Freitas avança que podem haver 50 mil casos diários na segunda semana de janeiro
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, avançou, que Portugal poderá atingir os “50 mil casos diários” na segunda semana de janeiro.
Em entrevista à RTP3, comunicou ainda que a decisão sobre a redução do período de isolamento será “provavelmente comunicada” na manhã de quinta-feira.
“A decisão será conhecida nas próximas horas. Portugal está a fazer o mesmo que outros países da Europa, a equacionar a redução do período de isolamento com segurança. Está em fase final de avaliação. Não lhe posso dizer se [redução] será para cinco ou sete dias”, revelou.
A diretora-geral da Saúde disse, também, que Portugal poderá atingir os “50 mil casos diários” na segunda semana de janeiro.
“Já vamos na quinta vaga e cada uma teve associada a ela uma variante diferente. Nada nos garante que a Ómicron será a última variante que vamos ter, nem quer dizer que as variantes vão perder sempre a intensidade. Não há nenhum caminho linear que nos faça prever qual será o futuro deste vírus”.
“Se calhar, até se atingir um equilíbrio entre o vírus e os seus hospedeiros, pode ser ainda necessário passar por outras variantes diferentes destas”.