Famosos

Agir respeita Fernando Tordo, mas lamenta ‘momento infeliz’ do cantor: “Atrasados mentais”

Fernando Tordo deu uma entrevista à revista Blitz, em que voltou a ser polémico. O cantor está agora a ser muito criticado pelos seus pares, por se sentirem diretamente atingidos, mas também em defesa do público. Agira, por sua vez, teve uma reação diferente à de muitos outros cantores da sua geração.

Então, na sua entrevista, Fernando Tordo comentou que “90% da música portuguesa que ouvimos atualmente não tem qualquer dignidade. É para atrasados mentais”.

A cantora e autora Luísa Sobral, vencedora da Eurovisão, foi das primeiras a lamentar a entrevista. Na opinião da irmã de Salvador Sobral, há muita qualidade na nova geração, além de ter ficado chocada com a expressão “atrasados mentais”. No Instagram, Luísa Sobral concluiu a sua crítica, dizendo: “Tenho muito orgulho em fazer parte da música portuguesa mesmo estando muito provavelmente inserida nos tais 90%”.

https://www.instagram.com/p/CYyPj0xAqcS/

Vários cantores, como Diogo Piçarra, ou Cláudia Pascoal, partilharam a indignação de Luísa Sobral. Agir, no entanto, teve uma abordagem diferente. O jovem cantor diz ter uma enorme estima por Fernando Tordo, da geração de artistas do seu pai, Paulo de Carvalho. No entanto, também no Instagram, o jovem artista deixa o reparo ao cantor.

“Querido Fernando, gostava de começar por dizer que o admiro imenso, a si e a toda a sua obra. Cresci com ela e consigo sempre por perto, através dos meus pais, daí nutrir por si uma estima singular.

Confesso que fiquei triste por ler estas declarações. Ainda não fui ver a entrevista completa mas este pequeno excerto não deixa grande margem para dúvidas”, começou por escrever Agir, antes de explicar o contexto que a música e toda a cultura vive com a pandemia.

“Passámos e ainda estamos a passar uma fase complicadíssima para o nosso sector, fase essa na qual devíamos estar mais unidos do que nunca. Mesmo que até possamos não compreender ou gostar do trabalho um dos outros, estes tempos têm de ser de empatia e fraternidade”, pediu o cantor, perante as duras acusações de Fernando Tordo.

“Faço por compreender os motivos que o possam ter levado a prestar tais declarações. Há uns tempos, outro colega nosso também teceu comentários idênticos e ‘saltou-me a tampa’ rapidamente, tido também eu sido infeliz com a resposta que dei. Aqui, procuro ser mais calmo e ponderado mas não deixando de demonstrar a minha tristeza”, explicou o filho de Helena Isabel, sobre a ligação que tem com Tordo, antes de terminar a sua crítica com um convite ao cantor:

“Terá sido um momento infeliz mas acredite que o que não falta, hoje em dia, são autores e intérpretes que só prestigiam a nossa língua e a nossa música. Terei todo o gosto em dá-los a conhecer ao Fernando, de preferência à mesa. Tenho a certeza que irá gostar, tanto da nova música como da refeição. Forte abraço”.

https://www.instagram.com/p/CYyyktpMgAC/

Botão Voltar ao Topo