Já nasceu o bebé de grávida em estado grave com Covid

Nasceu o bebé Santiago, esta quarta-feira.

O menino encontra-se bem, apesar de ter nascido prematuro, por via de uma cesariana. A mãe, uma mulher de 35 anos, continua em estado grave, com Covid-19, e a respirar graças à ECMO.

Esta é já a terceira grávida que fica ligada à ECMO do hospital de S. João, na sequência da Covid. Esta mulher, de 35 anos, foi transferida na semana passada para o maior hospital do norte do país, na semana passada.

Ela estava no hospital de Penafiel, mas quando o seu quadro se agravou, ela foi levada para o Porto, onde se mantém com prognóstico muito reservado.

Estava grávida de 33 semanas e com um quadro clínico muito delicado. Precisou de ficar ligada à ECMO, que a mantém viva. Esta quarta-feira, os médicos não puderam esperar mais e fizeram a cesariana. O menino, de acordo com os médicos, nasceu a chorar e com um bom peso, apesar do tempo de gestação. No momento, encontra-se a respirar bem e já está a ser alimentado com leite. Também nasceu negativo à Covid e tudo indica que será um bebé saudável.

Já a mãe, que não estava vacinada, continua no Serviço de Medicina Intensiva. Mais um caso grave da infeção do novo coronavírus em grávidas. Nas últimas semanas, os especialistas têm alertado para esta situação, especialmente entre aquelas que se recusam a ser vacinadas. Até ao momento, o S. João recebeu, então, três grávidas na ECMO, sendo que um dos bebés não resistiu.

Scroll to Top