Televisão

Menino de seis anos espera ao lado do túmulo da mãe no quintal de casa

A foto é da Associated Press, do fotógrafo Rodrigo Abd, e é já uma das imagens mais fortes desta guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro e já vez milhares de mortos e milhões de refugiados.

A imagem mostra um menino, de apenas seis anos, com as mãos nos bolsos e olhos em lágrimas. Ao lado do menino, um túmulo improvisado a esconder o corpo da mãe desta criança.

Sem outras possibilidades, muitas famílias estão a enterrar com as próprias mãos, os corpos dos seus familiares. Nos próprios quintais, como aconteceu neste caso. Apenas uma cruz sobre um monte de terra a sinalizar que está ali uma pessoa, e cercada por alguns tijolos.

Foi assim que esta família conseguiu enterrar o corpo da mãe desta criança, que parece ainda meio perdida. Imediatamente a seguir ao túmulo da mãe deste menino, veem-se ainda na imagem mais tijolos, o que sugere que há mais mortos na família.

Nos comentários a esta imagem poderosa, são muitas as pessoas que comentam sobre o ‘legado’ que esta guerra vai deixar na Ucrânia. Mais do que a destruição, os danos psicológicos nestas crianças, nas pessoas é inimaginável.

“O trauma que todas as crianças ucranianas terão que carregar para o resto de suas vidas é de cortar o coração”, “Qualquer um que tente argumentar que o sacrifício deste menino foi necessário para evitar uma escalada maior não é uma boa pessoa”, “Eu sinto tanta raiva. E como é que menino se vai sentir ao longo da vida? Isto atinge-nos mais ainda quando temos filhos”, lamentam muitas pessoas, nas redes sociais.

Botão Voltar ao Topo