Após vencer eleições, António Costa sofre drama pessoal

O primeiro-ministro e secretário-geral do Partido Socialista, que venceu as eleições do passado domingo com maioria absoluta, testou esta terça-feira positivo para a covid-19.

Segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro, António Costa “efetuou hoje um autoteste de rotina à covid-19 tendo tido um resultado positivo”, resultado que “foi confirmado por um teste antigénio”.

O primeiro-ministro está sem sintomas e vai cumprir “um período de isolamento de sete dias”.

A nota acrescenta que António Costa já deu conhecimento à Presidência da República.

Estando em isolamento a partir de hoje, António Costa não poderá integrar a delegação do PS que será recebida na quarta-feira em Belém, pelo Presidente da República, no âmbito das audiências com vista à indigitação do primeiro-ministro.

O Presidente da República começou esta terça-feira a ouvir os oito partidos que conseguiram representação parlamentar nas eleições do passado domingo.

O artigo 187.ª da Constituição da República Portuguesa estabelece que “o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, ouvidos os partidos representados na Assembleia da República e tendo em conta os resultados eleitorais”.

Na qualidade de secretário-geral do PS, António Costa esteve nas últimas duas semanas em campanha eleitoral, com comícios e ações de rua com apoiantes, para as eleições legislativas deste domingo, que os socialistas venceram com maioria absoluta.
Costa esteve em isolamento no Natal de 2020
Esta é a primeira vez que o primeiro-ministro está infetado com o vírus que provoca a covid-19, mas já esteve em isolamento no período do Natal de 2020.

Em 17 de dezembro de 2020, António Costa iniciou um período de isolamento profilático preventivo, por ter estado dias antes no Palácio do Eliseu, em Paris, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, que testou positivo ao novo coronavírus.

Essa situação obrigou, na altura, ao cancelamento de duas visitas oficiais a São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau e a uma deslocação à República Centro-Africana para visitar os militares portugueses em missão neste país.

FONTE: RTP/LUSA

Scroll to Top