Finalmente, acabou o susto. O alerta foi dado por Joana Mortágua, uma das gémeas do Bloco de Esquerda, avisando a todos que o pai, o antifascista Camilo Mortágua foi encontrado bem e já se encontra em casa.
O desaparecimento do pai de Joana e Mariana Mortágua foi tornado público durante este domingo, depois da esposa ter alertado para esse facto, pedindo ajuda à GNR, em Alvito, no distrito de Beja.
O homem, de 87 anos, teria falado numa deslocação ao Fundão, onde as buscas acabaram por se centrar mais. Entre o Alvito, onde reside, e o Fundão. De acordo com Joana Mortágua, o pai foi encontrado em Castelo Branco, na noite deste domingo.
No Twitter, a deputada comunicou, aliviada: “Pessoal. Obrigada por tudo. Estamos bem e orientadas, passou o susto. Pai em casa”. Pouco depois, avisou que não estava ainda em casa, mas que estava a caminho e, por isso, estava tudo bem.
A família teria apanhado um susto enorme com este desaparecimento. Não se sabem ainda muitos detalhes sobre o sucedido. De acordo com uma fonte da GNR, em declarações à Agência LUSA, a esposa de Camilo Mortágua teria comunicado o desaparecimento do marido à GNR, às 14h30 deste domingo.
Depois disso, GNR e bombeiros de Alvito iniciaram as buscas, assim como familiares e amigos. Felizmente, as boas notícias chegaram durante a noite de domingo. Depois da 01h00 da madrugada, Joana Mortágua comunicou o aparecimento do pai, através das redes sociais.
As duas irmãs Mortágua estão envolvidas na campanha para as legislativas, com o Bloco de Esquerda. Mariana estava com Catarina Martins, a líder do partido, em Ferreira do Alentejo, quando soube do desaparecimento do pai, tendo-se deslocado para a casa da mãe, que fica a cerca de 30 quilómetros, segundo o Diário de Notícias.
Pessoal. Obrigada por tudo. Estamos bem e orientadas, passou o susto. Pai em casa.
— Joana Mortágua 🏳️🌈🏳️⚧️ (@JoanaMortagua) January 10, 2022