O Natal teve chuva, vento, mas temperaturas muito acima do esperado para a altura do ano. O inverno já começou, mas os termómetros continuam com valores acima do normal. De acordo com o portal Luso Meteo, o clima mais ameno vai continuar até à passagem de ano.
O aquecimento global cada vez se faz sentir mais, como se percebe por estas temperaturas nada comuns em pleno Inverno. A neve será cada vez mais uma miragem em Portugal e não existe, no momento, previsões para a sua chegada.
Pelo contrário, é esperado que continue este clima mais ameno, sem sinais de grande frio. De acordo com as projeções do Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo, serão “dias a fio” de temperaturas mais altas. Pelo menos até meados do mês de janeiro, não é esperada a chegada de frio.
Em Portugal, como em quase toda a Europa, a passagem de ano terá, por isso, temperaturas muito acima do normal. As temperaturas poderão ser entre 10 a 12 graus mais quentes do que em dezembro dos outros anos, um pouco por toda a Europa Central.
O dia 31 de dezembro será o mais quente do mês, em Portugal. O continente português terminará o ano longe do frio e a lareira pode ser somente um mero adereço. No sul do país, são esperados 26 a 27 graus, por causa de uma depressão a Oeste a forçar a subida de ar quente.
Ao contrário do Natal, na passagem de ano não é esperada a chuva. Apesar de o ano poder começar com alguma precipitação mais a norte, no dia 1 de janeiro. Aliás, os primeiros dias do mês poderão ter alguma chuva fraca, no Norte e Centro, sempre acompanhados de temperaturas amenas. A Sul, a primeira quinzena não trará chuva.