Televisão

Comentador da RTP alvo de racismo no Facebook

Numa página do Facebook afeta ao Benfica, foi escrita uma crónica a criticar um tweet de Blessing Lumueno, treinador de futebol e comentador desportivo na RTP.

No seu Twitter, Blessing lamentou as palavras a quente de Jorge Jesus sobre Seferovic. “Ontem não tive a possibilidade de ouvir estas declarações enquanto estava em estúdio e só agora as descobri. Com o que estava em jogo, é impossível a qualquer ser humano estar emocionalmente estável. Percebo Jesus. Mas lamento profundamente o que diz do Seferovic. Inqualificável”, escreveu Blessing, entendendo as emoções de Jesus, a quente, mas lamentando que tenha culpado o avançado suíço por não ter entrado focado no jogo.

Depois, no site HugoGil.pt, Blessing Lumueno é acusado de “desvirtuar conferência para criticar Jorge Jesus”, o que foi o mote para muitos comentários racistas na página do Facebook ‘Hugo Gil e Benfica’.

No Twitter, são muitas as críticas e vários comentários racistas estão a ser partilhados, com muitos adeptos de futebol a lamentar este comportamento de adeptos. Que o racismo continue a ser “argumento” e resposta para criticar uma opinião diferente.

Muitos adeptos não concordaram com a opinião do comentador da RTP e saíram na defesa de Jorge Jesus, dando razão ao treinador e que ele tem razão em apontar o dedo a Seferovic. Outros concordam com Blessing e acham que Jesus não deveria ter sido tão direto contra o suíço. Mas, infelizmente, são também muitos os que usaram o racismo como arma de arremesso contra uma opinião contrária ao treinador do seu clube.

Entretanto, na mesma página, um dia depois deste post (que continua ativo), a administração emitiu um comunicado a lamentar os ataques racistas contra Blessing Lumueno:

“Lamento pessoal, mas neste campo eu sou completamente contra. E nesta luta eu estou ao lado do Blessing ou outra pessoa, mesmo que o tenha criticado numa opinião sua. Não é fácil controlar tantos comentários e isso não serve de desculpa. Sinto-me envergonhado com esta situação e qualquer comentário passará a ser condenado e apagado. Somos muito mais do que isto. As minhas mais sinceras desculpas”.

Botão Voltar ao Topo